5 técnicas que podem ajudar a fazer de 2019 o ano da sua vida

5 técnicas que podem ajudar a fazer de 2019 o ano da sua vida

 

Conheça o Planner: O ano da minha vida

Amo quando o ano começa porque é o meu momento de intimidade máxima com meus sonhos. Ou me angustio e perco o sono pensando que deixei passar coisas que no ano novo não deixarei para depois (e aí não fico tão feliz na virada, mas ansiosa com a chegada dos dias em que colocarei em prática minha ações definitivas); ou simplesmente fico leve e descansada (fiz o máximo que pude no ano que passou), me dou férias e procuro encontrar espaço para criar algo novo dentro de mim. E você?

Mantenho algumas tradições que vamos compartilhar nesta edição especial de início de ano e que, tenho certeza, podem inspirar a criação do melhor ano das nossas vidas. Tenho um mestre que me ensinou que equilíbrio se constrói fazendo exercícios físicos diários, tendo uma relação amorosa estável, seguindo alguma linha espiritual e fazendo terapia. Proponho que esta coluna seja um ato terapêutico e de autoavaliação para o ano que está começando.

Roda da Vida

Sempre inicio por ponderar minha situação atual usando a Roda da Vida que mostra, de maneira visual, quais são as 12 áreas que temos para administrar durante o ano. O objetivo da ferramenta é avaliar, de 0 a 10, a nossa felicidade e de satisfação para cada área. Ela é essencial para nos ajudar a estabelecer metas.

Usando como inspiração esta Roda da Vida, pergunte-se: O quanto hoje estou feliz e satisfeito com cada área da vida? Por exemplo: em “Trabalho e Carreira”, minha nota atual é oito, então eu pinto este número na fatia da roda correspondente a esta área. O passo seguinte é responder, criando uma lista de metas: o que estaria acontecendo no meu “Trabalho e Carreira” se eu tivesse respondido 10? E faço uma lista com uma média de três metas que, se realizadas, construirão uma maior felicidade e satisfação em minha vida nesta área. Por exemplo: se eu estivesse vivendo uma vida nota 10 em meu trabalho, eu estaria publicando meu livro em março de 2019, adquirindo mais um negócio e criando um novo curso.

Comece preenchendo sua Roda da Vida, fazendo esses passos para cada área, criando uma lista de metas para o ano novo. Quais são as suas notas de felicidade e satisfação em: (1) Autodesenvolvimento e Desenvolvimento Intelectual; (2) Trabalho e Carreira; (3) Finanças; (4) Saúde; (5) Contribuição Social; (6) Relacionamento Amoroso e Amor-próprio; (7) Família; (8) Vida Social e Amigos; (9) Casa e Ambiente; (10) Hobbies, Lazer e Diversão; (11) Equilíbrio Emocional e; (12) Espiritualidade?

Caixa da Felicidade

Compre ou confeccione uma pequena caixa e consiga uma média de 30 a 50 pedações de papéis facilmente dobráveis. A ideia é registrar, em cada papeleta, uma atividade que traga felicidade. Escreva e convide as pessoas da sua família para escreverem nas tirinhas as ações e guarde-as nesta caixa especial. Combine um dia de sorteio na semana ou no mês e pratique a ação sugerida pelo papel sorteado. Isso modifica a energia do dia! Veja meus exemplos de ações da minha Caixa da Felicidade: tomar sol na praia; brincar com os meus cachorros; conversar com minhas melhores amigas. Pare um tempo para refletir em tudo o que faz sua vida feliz e o que recarrega suas energias, preencha a lista da

Caixa da Felicidade e sorteie sempre que quiser!

>>> Compre aqui o Planner: O ano da minha vida

Caderno do ponto alto

Na entrada da casa ou na mesa da cozinha deixe um caderno lindo e novo ou uma agenda. Neste Caderno do Ponto Alto, registre todas as coisas boas que aconteceram no dia, inventariando os aprendizados e as bênçãos, respondendo: qual foi o ponto alto deste dia? O que aprendi hoje? O que desejo agradecer? Ao final do ano, marque um momento para ler em família ou em oração – em silêncio, individualmente, relembrando o ano que, certamente, mudará com a energia da gratidão diária.

Cartaz de Metas

Compre cartolina, revistas, cola e tesoura. Separe de uma até duas horas para a atividade, coloque uma boa música, feche a porta do quarto e divirta-se. Você também pode criar o cartaz pelo computador – pessoalmente, fiz o meu primeiro na cartolina, depois fiz no computador, mandei imprimir e coloquei moldura! Nós já fizemos a Roda da Vida, que nos servirá de guia para construção de metas para um prazo maior. O que queremos realizar nas 12 áreas da vida nos próximos cinco anos?

Essas metas devem ser desejos íntimos, que satisfazem as nossas necessidades de realização e qualidade de vida. Alerta! Cuidado para não incluir metas para provar alguma coisa para os outros ou satisfazer os anseios de outras pessoas. Quem acorda ao lado das nossas escolhas seremos nós.

Sempre insisto que o que começamos hoje frutificará com o tempo, portanto é preciso definir o que queremos em um longo prazo e responder: quais hábitos e habilidades preciso desenvolver para merecer estas metas nos próximos cinco anos?

Comece sempre pela área da vida que está mais fácil de pensar. Escolha um lugar bem especial na sua casa para pendurar o cartaz. Depois disso, prepare-se para as realizações, com muitas ações.

Cápsula do Tempo

Para fechar o ano, a indispensável Cápsula do Tempo. Ela é emocionante. Faz com que pensemos a nossa vida para o próximo ano, escrevendo para nós mesmos as nossas expectativas, sonhos, agradecimentos. Como fazer? Pegue uma folha em branco e um envelope e escreva uma carta para você mesmo, colocando um título para o ano. Ela deverá ser aberta no dia 31 de dezembro. Guarde a cápsula em um lugar especial e espere para ter uma surpresa!

Todo ano eu faço meus rituais. Vivo pensando em metas e em conseguir o meu melhor. Meu maior medo não é fazer as coisas, é deixar de fazê-las e tornar verdade qualquer frase desencorajadora sobre quem eu posso ser. Jennifer Lopez conta que quando começou a carreira disseram que ela cantava mal, dançava mal, não sabia interpretar e que uma latina não poderia estar em Hollywood. E, ela disse: Eu não posso permitir que isso se torne verdade.

Meu desejo é que este ano seja o ano das nossas vidas e que se tornem verdades os nossos sonhos mais profundos.

>>> Confira mais conteúdos da Vanessa Tobias

>>> Conheça todos os detalhes do Planner: O ano da minha vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *