“Transformar o Brasil em um País de objetivos” é a missão do Instituto Vanessa Tobias, que desde o seu surgimento, vem trabalhando nas escolas com o objetivo de promover melhorias na educação através do Coaching Educacional, um conhecimento que utiliza técnicas para promover o autoconhecimento profundo.
Em 2014, ano do lançamento do Instituto, mais de 250 adolescentes de todos os cantos do Estado receberam o conhecimento do Coaching Educacional. “Os resultados obtidos com os adolescentes são superiores aos resultados dos adultos, pois a parte emocional deles está em franco desenvolvimento, com as datas mais recentes e mais tranquilas para serem trabalhadas”, destacou a Master Coach, Vanessa Tobias.
Foco na ação em 2015
O Instituto Vanessa Tobias tem metas grandiosas para os próximos anos, dando seguimento aos projetos neste segundo semestre de 2015. Com isso, nos últimos dias 09 e 10 de julho, 27 novos voluntários receberam a certificação para atuarem como coaches voluntários nos projetos do Coaching Educacional.
A formação foi ministrada pela Master Coach, Vanessa Tobias e pelas coaches e voluntárias, Diana Raquel Debastiani e Renata Teresa Mattia. “Os trabalhos voluntários serão desenvolvidos em escolas públicas e privadas. O Instituto tem a função de valorizar o sistema de educação que já existe, pegando os recursos já disponíveis e trabalhar encima deles”, explicou a Master.
Os voluntários já selecionaram as escolas, sendo que os trabalhos devem iniciar, efetivamente, nos primeiros dias de agosto.
O sentimento de ser voluntário
“Eu entendo que nasci com uma missão existencial, e percebo a necessidade de devolver, o mais rápido possível, para a comunidade. Se nós temos já uma estrutura para ajudar, é importante que a gente faça, nem que seja contribuir para o desenvolvimento de um estudante – que já é bastante coisa”, Vanessa Tobias, master coach e idealizadora do Instituto.
“Recentemente me dei conta de algo que faria o mundo ficar ainda melhor. Sai do círculo das pessoas com quem tenho contato pra atingir gente que teoricamente nunca cruzaria meu caminho. Estou falando sobre contribuir com a sociedade através de trabalho voluntário. Na última semana recebi do Instituto Vanessa Tobias a habilitação para aplicar o processo de coaching educacional nas escolas. Eu, particularmente, escolhi baseado na minha capacidade e nas minhas prioridades. Acredito que é fundamental investir nos jovens e na educação, e foi assim que tomei minha decisão de fazer parte desse processo e contribuir com o Instituto”. Rafael Schmidt Alves, coach e empresário.
“Ser voluntária é estar conectada com o que há de mais transformador e real nessa vida. Estar perto de Deus, sendo instrumento dele para auxiliar a vida de quem aceita participar do processo. Além de fazer parte dessa família gigante de aprendizados, trocas e corrente de amor. Trazer um novo universo de convivências, experiências, planejamento, foco e estudos na prática. Ser voluntária é também buscar energia com as pessoas, aprender com a vida de cada um, para novos significados na minha vida. Compreender como e importante trabalharmos de forma preventiva para futuros adultos com mais foco e objetivo”. Juliana Maestri Bessani, coach e psicóloga.
“Participar do Instituto Vanessa Tobias e ter a chance de compartilhar e ajudar outras pessoas na busca de satisfação e felicidade, visto que passei por processos de coaching que transformaram minha vida para melhor. Acredito ser digno e honroso devolver pro mundo parte dessa gratidão e aprendizados que tive”. Diana Raquel Debastiani, coach, psicóloga e administradora.
“A melhor maneira de aprender é ensinar, disseram-me vários mestres da minha vida. Fazer a formação em Coaching Educacional do Instituto Vanessa Tobias foi surpreendente. Como voluntária, farei muito mais que aprender e ensinar. Desde a formação pude constatar que o aprofundamento no meu autoconhecimento cresceu muito. O maior benefício é que o meu autodesenvolvimento gerará uma enorme diferença na vida de muitas pessoas, em especial jovens. Isso é educação na sua raiz”. Marianna Coutinho Cavalieri, advogada e sócia da Coutinho Cavalieri.
“Gratidão é a palavra que me define como voluntária. A vida sempre foi generosa comigo. Tenho uma família maravilhosa e hoje enxergo que todas as crises e dificuldades foram fundamentais para eu me tornar quem eu sou. Sou feliz e quero partilhar o Método VT que foi fundamental para eu ser grata e dar novos rumos à minha vida, aqueles (rumos de sucesso) que eu não acreditava serem possíveis para alguém como eu. Hoje eu pertenço a uma família de Voluntários, comprometidos e preocupados com a melhoria da Educação no Brasil, um país de futuro”. Juliana Fernandes Foggaça de Almeida, advogada.
Conheça mais sobre os trabalhos do Instituto Vanessa Tobias.
Por Renata Mattia