4 Dicas para Fazer as Mudanças Acontecerem

Todos nós, em algum ponto ou momento da vida, passamos por crises existenciais que nos levam a repensar nossas escolhas, planejar novos caminhos e refletir a respeito de nossas atitudes e ações.

WhatsApp Image 2017-08-08 at 08.30.29

Nós descascamos seu abacaxi! 🙂 Conheça nossos cursos online que nos conduzem a este processo de mudança. (Foto: Fernando Mendes/Grupo Vanessa Tobias)

A conclusão a que chegamos com elas é a de que mudanças precisam realmente acontecer em nossas vidas para que consigamos estar em sintonia com nossas vontades, dar vazão aos nossos interesses e nos reconectar com as personas que representamos. Porém, a maior dúvida nesses casos é: Por onde começar? Devo seguir em direção a novos projetos de vida? Os atuais estão errados? O que de fato tem sido confuso e mal administrado para que eu possa construir uma trajetória de sucesso?

Essas e outras perguntas têm sido desde o início dos tempos, questionamentos mais do que normais e comuns a natureza humana, principalmente nos dias atuais em que há bastante informação, mas pouco filtragem do que seja útil ou não de forma contributiva para a nossa evolução. Dicas são bem-vindas para que tenhamos mudanças de perspectiva. Seguem abaixo 4 dicas para que mudanças realmente possam acontecer em suas vidas:

 

1 – Tenha modelos para se inspirar

Cada um de nós é estimulado a ter novas ideias ou a optar por determinadas escolhas em função de que escolhemos para nos inspirar. Determinar modelos inspirativos, portanto é fundamental para que enxerguemos com mais transparência e clareza o que de fato queremos, aonde e quando precisamos mudar (com base nas mudanças ocorridas nas vidas de nossos modelos) e os passos que precisamos dar para atingir nossas metas e objetivos. Dialogar, mesmo que imaginariamente, com os seus próprios modelos ajuda no processo de transformação e a dar solidez para ele.

 

2 – Reavalie-se, livre de cobranças

Para mudar rumos, alternativas e atitudes precisamos reavaliar constantemente nossas ações e para onde elas estão nos levando, avaliar se de fato estamos sendo precursores das mudanças que realmente precisam acontecer. Erros e acertos fazem partes até desses processos de análise e se cobrar excessivamente por eventuais equívocos não faz parte de processos que visem evoluir de fato. A cobrança inibe que possamos ir mais além, nos induzem ao medo, a tomar atitudes precoces e a deixar de ter confiança. Ao invés de cobrar-se a cada processo de autoanálise aprenda com os erros e a visualizar, um panorama total das situações e do que pode ser evitado ou consertado.

 

3 – Perdas fazem parte do processo

É preciso entender que mudar implica em ter que encarar o medo da perda e o apego, com o transcorrer do tempo as nossas escolhas nos levam a ter que abdicar do que não pertencerá a nossa nova realidade, que antigos laços passam a perder sentido ou importância. Não bastar querer transformar a vida sem ter a coragem para executar as mudanças que realmente precisam acontecer, como já dizia Lulu Santos em sua música – As Escolhas – ‘’Da mais coragem p’ra se viver; Quando não há mais nada a perder ‘’. Seguir em frente com coragem e sendo capaz de compreender que não há nada que se perder quando estamos determinados a chegar onde queremos, dado que na vida assim como na natureza, nada se perde, tudo se transforma.

 

4 – Existem alternativas que podem te ajudar

Há uma gama de especialistas das mais diversas áreas que podem te ajudar a se conectar mais com o seu próprio interior e a entender que mudanças precisam realmente acontecer, como por exemplo psicólogos, analistas, guias espirituais, coaches das mais diversas áreas. Muitas vezes fazer um curso de Life Coaching ou adotar um novo hobby, como por exemplo, meditar ou praticar exercícios, pode ser o impulso necessário em busca do autoconhecimento e da autoconfiança. Contar com um auxílio externo pode ser um diferencial capaz de transformar ações ou condutas isoladas em costumes e hábitos duradouros.

 

Por Pedro Guedes – Grupo Vanessa Tobias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top