6 fatores que constroem motivação e satisfação no trabalho

6 fatores que constroem motivação e satisfação no trabalho

Em recente entrevista divulgada durante o programa Bom dia Santa Catarina, programa vinculado à RBS TV, a empresária e coach Vanessa Tobias falou sobre os fatores fundamentais para que as pessoas encontrem motivação e satisfação no trabalho, tendo como um dos principais eixos da entrevista, responder a seguinte pergunta:

Bom Dia SC: Como saber se não se está mais satisfeito e motivado com o próprio trabalho e é preciso mudar de ramo ou emprego?

Vanessa Tobias: Você não deve ser o único que tem feito ou que já se fez esse tipo de pergunta. Em algum momento ou período da própria vida, e em tempos como os atuais de grande crise e desemprego no Brasil, somado a um excesso de informação, através dos meios de comunicação, pode-se ter a compreensão precipitada e precoce de quem somos e que devemos mudar. Portanto a resposta para a pergunta é quando a angústia for suficiente para te fazer agir em busca de alternativas ou na mudança de rumos.

Segundo Vanessa, é necessário ter tranquilidade para tomar decisões e entender que apenas haverá mudanças externas se modificarmos o nosso interior. “Desenvolver-se continuamente torna-se extremamente necessário na busca por um trabalho que alinhe a satisfação profissional com ter motivação para empreendê-lo, sem imaginar que tudo irá se resolver magicamente”, disse.

Trabalhar com aquilo que se gosta, ou que é a sua verdadeira aptidão, também implica em ter clareza de que não é o cargo que transforma, que a pessoa que você é que transforma o lugar onde se está (e não o contrário) e tanto empresa quanto seus funcionários perceberem quem está satisfeito e motivado, em termos profissionais, é importante e benéfico para os dois.

curso online-03

Independentemente de estar empregado ou atrás de emprego, no momento, Vanessa elenca 6 fatores fundamentais para que seja possível aumentar tanto a satisfação quanto a motivação de se estar em determinado emprego e área. São eles:

1 – A satisfação é a soma de vários fatores. 

A satisfação profissional nada mais é que a soma de alguns fatores, tanto pessoais quanto ligados a empresa, como:

  • Estar, sentir-se seguro de que temos o conhecimento, a capacidade e a experiência necessária para dar conta dos desafios que serão encontrados no trabalho.
  • A empresa precisa garantir que haverá clareza e uma visão efetiva do trabalho a ser feito, tanto durante a contração dos funcionários, quanto após a sua efetivação. Os empregados também precisam ter clareza a respeito da vaga e das funções que serão exercidas.
  • Ser contributivo e proativo para a construção de conhecimento pessoal e da empresa. A construção continua do aprendizado, quando estimulada por ambas às partes, permite a evolução do ambiente de trabalho e por consequência da empresa.
  • Procurar a sua própria missão, ouvir melhor a própria intuição e ter coragem para fazer transformações necessárias.

2 – Inovar é a chave.

Ser e procurar ser efetivo são os melhores caminhos para que a relação entre profissional e empresa se aperfeiçoe. Efetividade está ligada intimamente a propor, buscar mudanças, alternativas e novas ideias na maneira de agir e pensar os negócios e atividades, individuais e coletivas. Manter-se em movimento significa evoluir e encarar que mudanças precisam mesmo acontecer.

3 – Estar conectado com as pessoas e as ideias certas.

É fundamental comunicar-se e se relacionar com profissionais inovadores e influentes na área em que se trabalha, assim como procurar referências e estar em contato com as ideias mais presentes no mercado. Estar conectado às pessoas e às ideias mais significativas, usuais, e também as mais recentes, pode ser um diferencial estratégico para quem planeja se recolocar e diferenciar no mercado de trabalho ou ocupar um cargo de chefia dentro da própria empresa.

4 – Encontrar significado naquilo que se faz. 

Encontrar significado naquilo que se faz significa compreender a importância das atividades a executadas, que elas se encontram alinhadas as suas próprias habilidades e estar disposto a fazer algo além do que foi proposto pela empresa e por si próprio, trata-se de exceder as próprias expectativas e a da empresa também. Refere-se a estar fazendo algo importante para garantir que os resultados aconteçam. 

5 – Empresa e profissional precisam crescer juntos. 

A evolução do trabalho e da empresa parte de que haja um senso de crescimento, de ambos os lados, por meio de visão clara e efetiva sobre quais projetos deverão ser implementados e alimentados de acordo com metas (mensais, bimestrais, trimestrais, semestrais, anuais), da realização de reuniões periódicas que deem foco à equipe, de estabelecer linhas de diálogo aberto entre os setores e as diretorias, articular hierarquias mais horizontais e a promover e investir de em pessoas que possam atuar como grandes lideranças. Deve-se olhar para a empresa como um organismo vivo que precisa crescer junto e se desenvolver. 

6 – Somar forças.  

Ter senso de contribuição nos leva a compreender que é preciso somar minhas ações, essência e atitudes e devolver isso de forma a contribuir para o mundo e para o próprio trabalho. Em procurar orientação com as pessoas certas (profissionais do ramo) e com as informações certas, além de ter tranquilidade para compartilhar ideias, pensamentos e sentimentos, estar apto a dividir experiências e ouvir as pessoas.

 

Sobre nós:

“O Grupo Vanessa Tobias completou 7 anos em maio de 2017. De lá para cá atendemos 2237 pessoas em processos de Planejamento de Vida, desde estudantes, profissionais de diversas áreas – professores, fisioterapeutas, psicólogos, advogados, médicos, engenheiros, funcionários públicos, empresários, desempregados e profissionais liberais de forma geral – até aposentados. Nossos clientes têm principalmente de 25 até 42 anos, mas variam em sala de 13 até 75 anos. Pessoas nos procuram para sentirem-se entendidas diante de suas angústias. A bem da verdade em cada fase da vida e com as mudanças que cada período demanda, sentir-se entendido e ser auxiliado por pessoas preparadas, em um ambiente confortável e por ferramentas que trazem clareza, fica mais tranquila a transição da vida como está para como ela pode ficar.’’

Se você deseja saber ainda mais sobre os 6 fatores que constroem a motivação e a satisfação no trabalho e deseja ser um profissional com mais destaque no mercado, confira e acesse o link abaixo sobre as 6 necessidades básicas do negócio e receba uma apostila para acompanhar!

curso online-03

Equipe Vanessa Tobias 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top